sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Taylorismo


A Revolução Industrial trouxe com ela diversas consequências, transformações em aspectos econômicos e sociais. Uma dessas consequências foi a alteração dos métodos de trabalho. É nesse contexto que surge o taylorismo, uma forma de organização de trabalhadores no processo de produção, que objetiva maior eficiência e rapidez com o menor custo possível.
O taylorismo tem seu nome derivado do engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor, que trabalhou como operário e engenheiro em industrias. Essa teoria foi concebida a partir da observação que Taylor fez do desenvolvimento do trabalho de funcionários em uma indústria, verificando atentamente a agilidade e rapidez que os trabalhadores realizam suas tarefas.
Baseado em sua minuciosa analise, Taylor propôs diversas medidas que tencionam elevar o nível de eficácia e aperfeiçoar o processo produtivo industrial. Dentre as principais medidas, podemos citar: gratificações aos trabalhadores relacionadas ao aumento da produtividade, divisão das tarefas visando a especialização do trabalhador, adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores, uso de supervisão especializada para controlar o processo produtivo, etc.

O taylorismo foi bastante difundido entre a classe empresarial, pois sua implantação representava um grande sucesso para os donos dos meios de produção, uma vez que aumentava a produtividade e diminuía e o poder do trabalhador no interior das empresas. As experiências de Taylor foram registradas em algumas obras, sendo a principal "Princípios de Administração Cientifica", livro que se tornou referência para processos de racionalização de trabalho em vários setores.

          Feito por: Ianna Martins

Referências:
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/taylorismo.html                         
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/principios-do-taylorismo.htm                                         http://www.suapesquisa.com/economia/taylorismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário