quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Frederick Winslow Taylor

Frederick Winslow Taylor. Foto:Wikimedia Commons.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown, no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista. Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.
 Taylor começa sua extensa carreira como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe. Aos 27 anos, em 1883, se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casa com Louise M. Spooner.
              De 1890 a 1893, trabalha como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company, Filadélfia onde tem a oportunidade de que precisava para testar suas teorias.
              Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas ideias sobre a racionalização do trabalho.
               Em 1906 ele publica “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.
               Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante, revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas, ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica.
                     Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.

Adaptação da biografia por Ianna Martins.

Referência:
http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/



Nenhum comentário:

Postar um comentário