quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Conhecendo o Taylorismo


             O Taylorismo é um modelo de produção criado no século XX por Frederick W. Taylor. Este publicou um livro no qual ele expõe as características que irão mover esse meio de produção.
              Ele funciona de tal forma: numa fabrica há a determinação de tarefas, ou seja, cada conjunto de pessoas- ou uma pessoa- é responsável por coisas distintas, sendo que cada função é limitada e os funcionários são supervisionados; há o treinamento para que as pessoas desenvolvam habilidades e sejam eficientes na realização de sua função; “preocupação” com o ambiente de trabalho para que não se houvesse ocorrências de danos aos funcionários, etc.
              De modo geral o Taylorismo visava à eficiência da produção com fins de se obter mais lucro, portanto vem a beneficiara em sumo apenas a quem administra a indústria, ao capitalista. Paralelo a isso, temos os trabalhadores que são mecanizados, ou seja, são estimulados a trabalhar na sua capacidade máxima, o que é algo brutal, sem contar que como sendo quem executa não são a “parte pensante”, eles não vêm o que produziram no final e não percebem o quão é o seu papel na sociedade.

Talita Pacheco, 08 de setembro de 2016

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário